Parceria entre prefeituras e empresa garante acolhimento gratuito a pacientes, familiares e motoristas em Santa Maria

A operadora de caixa Carmen da Silva, 45 anos, saiu de Canoas, na Região Metropolitana, às pressas rumo a Santa Maria. O motivo: o marido, caminhoneiro, foi internado em estado grave no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Sozinha, em uma cidade desconhecida, Carmen foi acolhida pela Servpref – uma empresa privada que oferece suporte a pacientes e familiares do sistema público de saúde.

– Eu passei uma noite no hospital e o médico disse que eu não podia ficar ali. Precisava me cuidar para depois cuidar dele também. Foi quando o hospital me indicou a casa. Quando cheguei, fui muito bem recebida. Aqui encontrei verdadeiros anjos – relata.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Carmen conta que o local foi essencial para que conseguisse ficar em Santa Maria ao lado do marido. Já estava há seis dias na cidade:

Tu vem com pouco dinheiro, às vezes quase nada. Nem sempre tu consegue ajuda. Mas aqui tá muito bom.

Carmen está hospedada desde 14 de agostoFoto: Vinicius Becker (Diário)


O local onde Carmen está hospedada é uma das casas oferecidas pela empresa Servpref. Com sede em Passo Fundo e outras 10 cidades gaúchas, o serviço chegou em Santa Maria em julho deste ano. Conforme o responsável pelo espaço, Vanderson Souza, a empresa atende moradores de municípios que aderem ao serviço. A negociação ocorre diretamente com as prefeituras, que custeiam a estadia. Assim, o acolhimento ao acompanhante, paciente ou motorista é feito sem custos.

– Tem pessoas que vêm para a cidade com o transporte da prefeitura, mas ele só vai consultar às 10 horas, por exemplo. Assim, tem a opção de ficar aqui. E podem ficar o tempo que precisarem, por horas ou dias. Já tivemos casos de pessoas que ficaram dois anos em tratamento – explica Vanderson. 

Vanderson é responsável pela unidade localizada em Santa MariaFoto: Vinicius Becker (Diário)


Estrutura 

Logo na entrada, um quadro mostra os agendamentos de estadia para os próximos dias. Vanderson logo explica que o encaminhamento é feito, exclusivamente, pelo hospital ou pela Secretaria de Saúde dos municípios. A casa, que tem capacidade para abrigar 21 pessoas, conta com cozinha, banheiros, quartos compartilhados e lavanderia. Tudo isso em um amplo espaço localizado no Bairro Camobi, próximo a Faixa Nova, na RSC-287.

– Nossa casa está aqui para acolher as pessoas. Geralmente, elas chegam em um momento de dor. Estamos aqui para receber quem vem do Hospital Regional, Hospital de Caridade, Hospital Universitário. Nosso compromisso é estar sempre prontos para acolher da melhor forma possível – detalha Vanderson.

O espaço acomoda até 21 pessoasFoto: Vinicius Becker (Diário)


Parceria com as prefeituras

Na região, três municípios possuem parceria com a ServPref de Santa Maria. São eles: São Gabriel, Rosário do Sul e Cacequi. Em todo o Estado, são cerca de 300 cidades contempladas. Já são 15 anos de atuação. Conforme o gestor das casas, Sadi Lorencetti, cerca de 8 mil passam, no total, pelo acolhimento:

– Trabalhamos apenas com municípios que têm convênio com a casa. Tem que ser firmado esse convênio para que possamos atender. Então, todos os pacientes ou acompanhantes de pacientes que se hospedam na casa vêm por meio das Secretarias de Saúde dos municípios. Então, o objetivo dessas casas é proporcionar um momento de descanso para essas pessoas. Muitos municípios são distantes dos centros de referência, como Santa Maria, por exemplo.

Lorencetti fala, também, sobre a importância do serviço aos motoristas:

– Para os motoristas também é muito importante. Sempre destacamos o papel dos motoristas, porque eles viajam muito, precisam descansar e voltar em segurança. Eles não podem cochilar ao volante, então, oferecer esse espaço de repouso para eles é essencial.


Leia também: 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Primeira atividade do projeto Reflora reúne pesquisadores em Santa Maria Anterior

Primeira atividade do projeto Reflora reúne pesquisadores em Santa Maria

Frio intenso se despede e temperaturas sobem ao longo da semana em Santa Maria Próximo

Frio intenso se despede e temperaturas sobem ao longo da semana em Santa Maria

Geral